A importância do planejamento de logística promocional na sua empresa
A logística tem uma função estratégica no sucesso das vendas e deve atuar de forma consultiva junto aos clientes
O papel da logística é fundamental nas operações de marketing promocional, principalmente para que o impacto logístico seja sempre positivo. Um planejamento logístico inadequado pode comprometer toda uma campanha de marketing, operacional e financeiramente. Mais do que operacional, a logística é estratégica e deve atuar de forma consultiva junto aos clientes.
Isso significa trabalhar com inteligência logística de marketing, participando ativamente desde o início do planejamento da ação para evitar que a implementação operacional da campanha não vire um “elefante branco” para a logística, com consequências para toda a campanha.
Atuar com inteligência logística de marketing significa fazer conexões entre o planejamento promocional e a solução logística mais adequada a cada situação.
Por isso, é importante que a logística participe de forma integrada e não somente quando tudo está pronto e depois “contrata lá uma transportadora para entregar”. A questão aqui é: Qual é o impacto logístico da ideia da campanha? “Vamos criar X materiais, displays com o formato Y, entregar em 24 horas em Z cidades, e vamos usar o material hiper-mega-flex.”
• Será que o formato do display é viável logisticamente?
• Mesmo que seja, e se o custo logístico for alto, o retorno de marketing vai compensar?
• E os custos e riscos envolvidos para armazenar, manusear, embalar, foram considerados?
Alinhamento prévio
Tudo parte de um alinhamento prévio com a empresa de logística promocional e este planejamento deve contemplar diversos pontos conforme cada tipo de ação promocional. Alguns pontos são fundamentais:
• Peso, volume, quantidade e tipo de material
• Destinos
• Prazo de produção e liberação dos materiais
• Prazo de entrega
• Condições de entrega
• Documentação fiscal
• Necessidades de embalagem e manuseio
• Necessidades de armazenagem e gestão de estoques
• Logística reversa
Todos esses fatores são importantes e relacionam-se entre si, influenciando no impacto logístico da ação. Levar em conta somente o peso do material, sem considerar o volume, ou seja, o espaço que o material ocupa no transporte, podem gerar custos subestimados.
Uma peça promocional leve, mas de grande volume, vai impactar em um maior custo logístico, seja de frete, seja de armazenagem. Outro ponto importante é a questão dos prazos.
É fundamental se planejar para evitar conflitos entre cliente e o seu fornecedor de logística promocional.
Quanto aos prazos, a regra é simples: menos é mais, ou seja, quanto menor é prazo de entrega, maior é o custo de frete. Muitas vezes é solicitado um orçamento para o fornecedor logístico, considerando prazos de entrega de 10 a 15 dias, por exemplo, mas por falta de planejamento, falhas ou atraso na aprovação do cliente quanto à produção dos materiais, tudo fica pronto às vésperas do prazo e a entrega passa a ser urgente. Antes o transporte era rodoviário, mas agora tem que ser aéreo, aumentando os custos significativamente. O volume e o tipo de material também podem representar maiores custos nas operações, principalmente quanto ao custo de frete e da necessidade de manuseio e embalagens especiais, que podem encarecer todo o projeto promocional.
A criatividade e a logística
O papel da logística não é cortar ou limitar a criatividade, muito pelo contrário. Trabalhar com logística é preciso muita criatividade. A logística pode contribuir para que as operações sejam otimizadas e os riscos minimizados, sem prejudicar a funcionalidade de marketing da campanha e de seus materiais.
Muitas vezes preocupa-se muito quanto ao custo de frete, mas um orçamento logístico pode identificar e analisar questões riscos de perdas, danos e atrasos, riscos de manuseio, questões fiscais, etc. Mais do que analisar quanto vai custar para distribuir seus materiais promocionais, é preciso analisar quanto vai custar se o seu material não chegar no tempo certo, do jeito certo, do meio certo, na quantidade certa, no lugar certo e no melhor custo.
Aqui na INtrega Logística a sua logística promocional é feita com o planejamento necessário para que a sua campanha promocional. Acesse nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin e não perca nossas publicações aqui no blog também!